Mulheres líderes capacitadas em matérias de gestão de pequenos negócios e igualdade e equidade de Género

Rachida Mussorocolo Fungulan, gerente do BCI ouvindo as questões colocadas por uma das participantes

O Ministério da Indústria e Comércio, através do IPEME, IP, em parceria com o Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS), capacitou mulheres em matérias de Igualdade de Género, Equidade de Género e Acesso aos Recursos Produtivos no Sector Empresarial”. A capacitação que decorreu entre 20 e 30 de Maio na cidade de Lichinga, província de Niassa foi ministrada aos membros das associações de mulheres empresárias locais.

Enquadrada nos planos de actividades das duas instituições, a capacitação foi ministrada por formadores do IPEME e MGCAS, e tem como objectivo melhorar o acesso ao crédito e garantia dos recursos produtivos para associações empresariais; analisar os principais problemas que afecta as associações empresárias de mulheres e habilitar os participantes em matérias de igualdade e equidade de género, tendo abrangido 27 mulheres gestoras PME dos sectores do comércio e serviços, comercialização agrícola, restauração e avicultura.

Para a vertente Igualdade de Género, Equidade de Género e Acesso aos Recursos Produtivos, a formação foi ministrada por Agatha Manuel Ntauma Bisque e Neide dos Santos, técnicas do MGCAS e no tocante ao Empreendedorismo e Gestão Financeira para Pequenos Negócios, pela técnica de assistência PME do IPEME, IP, Fádira Barrote.

Trabalhos em grupo

A cerimónia de abertura foi presidida por Justino Eugénio, Chefe do Departamento da Criança, na Direcção Provincial do Género, Criança e Acção Social de Niassa em representação da Directora Provincial do Género, Criança e Acção Social, onde teceu as seguintes palavras “formulo votos de sucessos neste seminário e, que no final todas as participantes saiam com conhecimentos reforçados sobre o seu papel na promoção da igualdade e equidade de género no contexto de empoderamento económico e sobre as oportunidades que existem para melhorar e desenvolver os seus negócios”.

Houve também oportunidade para o representante local do Banco Comercial de Investimentos, S.A., Gerente Rachida Mussorocolo Fungulan fazer a apresentação das soluções do banco para a mulher empreendedora, tendo apresentando 3 produtos.

Foi uma capacitação bem concorrida e de acordo com as participantes o nível de assimilação das matérias dadas foi satisfatória. Esta é uma actividade que poderá abranger outras regiões do país nos próximos tempos.


Guia do Usuário