
Data de publicação:
IPEME, IP Lança Programa de Incubação das MPMEs em Manica no Âmbito do Projecto “Mais Valor 2”
Teve lugar na manhã desta quarta-feira, 4 de Junho de 2025, na sala de conferências da Incubadora de Empresas de Manica, o Lançamento Oficial do Programa de Incubação das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs), no quadro do projecto “Mais Valor 2” (UNIDO 220203), orientado pelo Director Geral Adjunto do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME, IP), Luís Machava.
Durante a cerimónia, Luís Machava destacou que a implementação e fortalecimento de incubadoras continuam a ser uma prioridade do actual ciclo governativo, conforme preconizado no Plano Quinquenal do Governo 2025-2029. “O IPEME, IP como entidade beneficiária pretende melhorar os serviços de incubação de empresas através da implementação de um modelo clássico e inovador com recurso às ferramentas modernas como o Design Thinking, capacitação técnica e a implementação piloto da metodologia para 30 MPMEs nos próximos dois anos, como forma de transferência de conhecimento”, afirmou o dirigente.
O evento reuniu representantes de várias instituições-chave para o desenvolvimento económico da província de Manica, incluindo os Directores Provinciais da Indústria e Comércio, Agricultura e Pescas, e dos Serviços Provinciais de Actividades Económicas de Manica. Estiveram igualmente presentes parceiros de implementação do projecto, como Beira Corridors, Solidar Suisse e Mangwana, bem como instituições financeiras e as 17 empresas incubadas neste ciclo do “Mais Valor 2”.
O projecto “Mais Valor 2” é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), com financiamento da Cooperação Italiana (AICS), e visa impulsionar o desenvolvimento do agronegócio na província de Manica, promovendo a capacitação e o fortalecimento das MPMEs locais.
A cerimónia concorreu para promoção da competitividade e sustentabilidade dos negócios na região, assim como para o crescimento económico inclusivo e inovador.