IPEME, IP and TFO Canada work to export MSME's products

O Instituto Para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas, Instituto Público (IPEME, IP) e o Trade Facilitation Office (TFO) Canadá realizaram durante os meses de Abril e Maio, sessões de capacitação preparou durante no mês de Março, as Micro, Pequenas e Médias Empresas Moçambicanas (MPME’s) em matérias ligadas a Prontidão para Exportação.

A iniciativa surge na sequencia da celebração de uma Memorando de Entendimento entre as duas instituições, com vista a implementação do Projecto “Mulheres no Comércio, Para Um Crescimento Inclusivo e Sustentável” (WIT -WOmen in Trade)  para a capacitação e promoção de actividades de 112 PMEs geridas por mulheres.

Com a vigência de 4 anos, o projecto tem como objectivo principal  promover as actividades das Mulheres no mercado internacional por via de plataformas online da TFO e participação em missões empresariais.

Trata-se de Empreendedores, MPMEs das Províncias de Inhambane, Manica e Nampula, que durante sessões de 4 dias assimilaram matérias relacionadas com estruturação com vista ao alcance do mercado externo, nomeadamente, habilidades sobre desenvolvimento do plano de exportação, identificação do mercado alvo, estratégia de acesso ao mercado, determinação do preço, boa comunicação com clientes, negociação e sobre os documentos necessários para exportação no que diz respeito a relação cm as alfândegas do país de origem.

Na Cidade de Maxixe, Província de Inhambane, a abertura da capacitação coube ao Senhor Director Distrital das Actividades Económicas da Maxixe, que apelou aos participantes a tirar o máximo proveito da oportunidade que o IPEME e parceiros oferecem para o desenvolvimento do negócio.

Na Cidade de Chimoio, Província de Manica, por indicação do Secretário Provincial das Actividades Económicas, a Directora Provincial da Indústria e Comércio, disse durante a sessão de abertura, da necessidade dos formandos encararem esta capacitação como oportunidade certa para impulsionar as exportações das potencialidades de Manica, que existem em abundância.

Já na Cidade de Nampula, Província do mesmo nome, coube ao Senhor Gregório Octávio fazer abertura do evento, tendo dito que a província, na sua extensão caracteriza-se pela produção de diversos produtos, portanto esta afigura-se como uma oportunidade de partilhar estes bens, além fronteira, através de exportações massivas que vão gerar lucro.

Este é um projecto que está a ser implementado em 24 países africanos, e para o caso de Moçambique, a sua implementação iniciou em 2021 com um programa de capacitação aos quadros seniores do IPEME,IP em matérias ligadas a “Igualdade de Género e Inclusão Social – GESI”. No primeiro trimestre do presente ano decorreu uma capacitação para 07 Formadores do IPEME em matérias de Prontidão para Exportação, estando em curso a réplica da mesma para as MPMEs.

O projecto abrange as Províncias de Nampula, Manica, Inhambane, as Província e Cidade de Maputo.


User Guide