Data de publicação:
Directora Geral do IPEME, IP e o Director Geral da OMPI Mantiveram, hoje, um Encontro de Trabalho
A Directora Geral do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas, Instituto Público (IPEME-IP), Joaquina Gumeta, manteve hoje, 22 de Novembro na Cidade de Maputo, um encontro de trabalho com o Director Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), Daren Tang.
Na ocasião, a Directora Geral do IPEME-IP, Joaquina Gumeta, fez a radiografia geral da instituição explicando o perfil das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME’s) moçambicanas, dando a conhecer que as mesmas gozam de uma importância estratégica empregando cerca de 60% dos trabalhadores, representando em termos de volume de negócio cerca de 63% da actividade comercial.
Joaquina Gumeta, explicou que o IPEME-IP tem apoiado as MPME’s através dos Centros de Orientação ao Empresário (COrE) e Centros de Transferência de Tecnologia (CTT), ajudando na preparação técnica, formalização, certificação e registos de marcas para que as mesmas (MPME’s) se tornem competitivas.
Durante o encontro, Joaquina Gumeta, fez menção a criação de uma Incubadora de Empresas para o desenvolvimento industrial na Província de Manica, com o objetivo de potenciar jovens daquele ponto do país, beneficiando-se ainda de apoio técnico na elaboração de planos de negócio, literacia financeira e assistência técnica para que possam desenvolver e criar emprego nos seus locais de origem.
A Incubadora de Manica dispõe de 8 linhas de produção, com destaque para a produção de guardanapos, pães, processamento de batata, soja e outros. Durante o encontro, Joaquina Gumeta, realçou que o IPEME-IP tem como meta a instalação de 4 incubadoras nas províncias de Cabo Delegado, Inhambane, Nampula e Niassa.
Por seu turno, Daren Tang, Director Geral da OMPI, disse que a visão da organização em relação a Propriedade Intelectual é construir uma abordagem virada para mulheres, jovens e MPME’s. Tendo frisado que as actividades desenvolvidas pelo IPEME vão de encontro com as do OMPI.
Segundo Daren Tang, algumas MPME’s lidam com desafios básicos em termos de negócio e vê a propriedade industrial como uma questão para as grandes empresas, sendo necessário consciencializa-las, encoraja-las e convidar as registadas localmente para que sirvam como modelos e embaixadores de modo que as outras sintam a necessidade de registar a sua marca.
O Director Geral da Organização Mundial de Propriedade Intelectual mostrou-se disponível para trabalhar com o IPEME-IP na capacitação e treinamento das MPME’s, tendo mencionado que nos últimos 2 anos a organização capacitou 270 mil pessoas, dos quais 10 mil eram proprietários de empresas.