Director Geral Adjunto do IPEME Visita Incubadora de Empresas dm Manica do Âmbito do Programa “Mais Valor 2”

O Director Geral Adjunto do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME, IP), Luís Machava, iniciou ontem 03 de Junho de 2025, uma visita de trabalho à Incubadora de Empresas de Manica, numa acção inserida no lançamento do Programa de Incubação das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). Trata-se de uma iniciativa que visa impulsionar o desenvolvimento do agronegócio na província, no quadro do projecto “Mais Valor 2”.

A visita foi acompanhada pelo Director dos Serviços Centrais de Desenvolvimento Técnico e Competitividade (SCDTC), Ramatane Ernesto, e teve como ponto de paragem a Delegação Regional Centro do IPEME, onde a comitiva foi recebida pelos quadros locais da instituição.

Durante a visita, o Director Geral Adjunto manteve um encontro com os funcionários da Delegação, tendo na ocasião reiterado o compromisso do IPEME em fortalecer o ecossistema empresarial local através de programas de incubação e assistência técnica orientados para a geração de valor, especialmente no sector agrícola, reconhecido como pilar estratégico para o crescimento económico sustentável da província.

Na sua chegada àquele local, Luís Machava destacou os principais objectivos da missão, sublinhando a importância de se criar condições concretas para o florescimento de iniciativas empreendedoras locais. “Estamos aqui para lançar as bases de um modelo de incubação que traga resultados tangíveis no aumento da produtividade e competitividade das MPMEs de Manica, especialmente no agronegócio. A nossa missão é apoiar, formar e acompanhar os empresários, desde a ideia até à sua consolidação no mercado”, frisou.

O Governante aproveitou a oportunidade para encorajar os técnicos e colaboradores da Delegação Regional a manterem o compromisso e dedicação no exercício das suas funções, reforçando que o sucesso do programa depende também da capacidade de resposta local às necessidades dos empreendedores.

O projecto “Mais Valor 2” tem como enfoque a criação de soluções inovadoras para melhorar o acesso ao financiamento, mercados e tecnologias, sendo a incubação empresarial um dos instrumentos-chave para garantir a inclusão económica e o empoderamento dos pequenos negócios nas zonas rurais e periurbanas.


Guia do Usuário