Data de publicação:
COrE da Cidade de Maputo em acções de capacitação
O Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME, IP) realizou durante o mês de Abril, acções de capacitação em diversas matérias de interesse de Empreendedores, Micro, Pequenas e Médias Empresas.
No dia 12 de Abril de 2022, através do Centro de Orientação ao Empresário de Maputo (COrE Maputo), o IPEME realizou uma sessão de “Bate Papo PME” com o tema “Como Organizar a Minha Contabilidade”.
Foi uma sessão organizada em parceria com a Empresa de consultoria RAV, Lda e contou com a participação de 34 Empreendedores e MPME’s em representação de diversos sectores, que assimilaram diversas matérias ligadas a contabilidade básica.
No dia 13 de Abril de 2022, o COrE de Maputo realizou uma capacitação em matérias ligadas a fiscalidade, em parceria com Autoridade Tributária de Moçambique.
As Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME’s) de diversos sectores tiveram a oportunidade de sanar as suas dúvidas sobre a matéria.
Em jeito de considerações finais Sónia Mbanze, Gestora do COrE Maputo falou da importância de convidar especialistas da Autoridade Tributária para transmitir conhecimentos sobre a matéria, pois, segundo a mesma, a estruturação das MPME’s constitui a base fundamental para ter acesso as oportunidades disponíveis no mercado. E o primeiro passo é a formalização e cumprimento das obrigações fiscais, o que concorre para o desenvolvimento do nosso país.
No dia 26 de Abril de 2022, COrE da Cidade de Maputo realizou uma capacitação para jovens empreendedores filiados a Associação Lixile Maxaka.
A abertura e encerramento da capacitação foram feitos pelo Director dos Serviços Centrais de Desenvolvimento Técnico e Competitividade, Ramatane Ernesto, pela Directora dos Serviços Centrais de Assistência Financeira e Promoção Empresarial, Madina Ismail, e pela Coordenadora do COrE da Cidade de Maputo, Sónia Banze e pelo Presidente da Associação Lichile Machaka, Dário Nhatumbo.
O Director Ramatane apelou aos participantes para o acompanhamento das palestras por forma a absorver o máximo possível os conteúdos que são transmitidos. No encerramento, agradeceu a presenças dos participantes, pela paciência e atenção demonstradas durante os 3 dias da formação e foi referido que está a disposição o serviço de assistência prestado pelo COrE.
Refira-se que esta Associação Lichile Machaka foi criada na base de assistência do IPEME, no âmbito do Programa “Negócios do Meu Bairro” e “Skill to Build” implementado em parceria com ONG Swiss Contact.