Com vista a dinamização das incubadoras IPEME assina acordo de parceria com RAIZCORP

O Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME), no âmbito da sua responsabilidade pela dinamização e desenvolvimento empresarial das Micro, Pequenas e Medias Empresas (MPME’s) rubricou recentemente um acordo de parceria com Raizcorp.

Trata-se de uma firma que apoia o crescimento e desenvolvimento de empreendedores em diferentes contextos e em diferentes fases do seu ciclo de vida. A Raizcorp actua em diferentes divisões que atendem às necessidades específicas dos empresários e daqueles que os apoiam.

Afigura-se como única incubadora de negócios genuína em África, ainda que se considere um lapidador empresarial em vez de uma incubadora. Entre vários serviços consta suporte comercial para empreendedores entusiasmados e ávidos por crescimento, disponibilizando uma plataforma que estimula o conhecimento e uma orientação que pode ser traduzida em sucesso comercial prático.

O acordo de parceria foi assinado por Joaquina Gumeta, Directora Geral do IPEME e por Raimundo João Zandamela, administrador da Raizcorp.

O recente acordo rubricado entre ambas entidades tem como objecto estabelecer os termos condições, escopo de trabalho e responsabilidades das Partes no âmbito da parceira interinstitucional, especificamente, na concepção de uma estrutura organizacional que visa o estabelecimento de uma base de cooperação mútua em que cada Parte contribui com os seus valores essenciais e desenvolve a incubação de negócios e o desenvolvimento empresarial.

Concretamente a parceria se concentrará no estabelecimento de novas incubadoras em Maputo, Pemba e Nampula, durante a fase-piloto e poderá expandir para outras regiões a medida em que se for adquirindo mais parceiros de financiamento. Para Maputo irá acomodar a incubadora urbana designada por “Prosperador” e para as províncias de Cabo Delgado e de Nampula o modelo será de incubadora remota da Raizcorp designada por “Beacon”.

Ainda no âmbito desta parceria, a Raizcorp poderá também assumir e melhorar as infra-estruturas do IPEME já existentes, para angariar parcerias e para apoiar programas de incubação e o desenvolvimento de MPME’s em Moçambique bem como assegurar fundos para o financiamento de incubadoras e programas conjuntos, com o IPEME.

No final do evento a Directora Geral do IPEME disse “estamos de parabéns, não pelo resultado do trabalho mas pela iniciativa e pelo caminho que estamos trilhado desde o início deste trabalho, isto só por si, já mostra o cometimento de ambas entidades, mesmo diante dos desafios actuais. Há necessidade de continuarmos a abraçar as Micro, Pequenas e Médias Empresas Nacionais porque só assim estaremos contribuir para o crescimento da economia do País”.

Por sua vez, o Administrador da Raizcorp disse que a parceria, é já um bom sinal para o início do trabalho pela frente mesmo diante da situação mundial, provocada com a pandemia da Covid19, associada a conjuntura económica não favorável que o país atravessa, ambas entidades poderão contribuir para a melhoria da competitividade através da aceleração e desenvolvimento dos negócios das Micro, Pequenas e Médias Empresas.


Guia do Usuário